Wednesday, September 21, 2005

Estava demorando pra Miramax ir pra berlinda.

"My Big Fat Independent Movie" vem pra colocar um nabo na bunda de todos os amantes do cinema "alternativo". E ainda vai ter gente que irá gostar disso. Sabe aqueles filmes que a sua amiga de óculos com aro grosso vive falando que é a melhor coisa que ela jamais viu e jamais verá de novo? Pegue o santo Tarantino, David Lynch, o novo cinema comunista alemão, as patuscadas de Robert Rodriguez e misture com o melhor de "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu" e uma pitada de filmes do Mel Brooks.

Começa o trailer com uma tela em branco com os selos de premiação de vários festivais, anunciando na sonora: "Once in a great while, a film is so important that captions the attention of the entire world.... This is not one of those films." (Muito raramente, um filme é tão importante que acaba atraindo a atenção de todo o mundo. Esse não é um desses filmes.)
Depois disso passamos para a apresentação dos personagens principais da trama, sendo:

1) Os Assassinos, entrando como Travolta e Sam Jackson de Pulp Fiction, reclamando sobre "um roubo que deu errado em Vegas e precisam botar o pé na estrada". Qualquer coincidência com Tarantino não é mera relação.

2) O "Swinger", cujo conceito nem eu mesmo estou muito por dentro.

3) e a "Garota não-tão-boa-assim", que você pode encontrar em qualquer filme da Julianne Moore.

Juntos dentro de um carro velho, percorrem o Deserto de Nevada trombando com todos e possíveis clichês do Cinema Independente, incluindo um colóquio intercontinental entre "El Mariachi" e Amélie Poulain, a "Garota Alemã" que precisa chegar em algum lugar muito rápido, o cara com olhos azuis com problema de ereção " e também aquele negócio com a memória", a chuva de sapos que "sometimes... it happens" na rua do Tom Cruise, e não podemos nos esquecer das lésbicas da Rua Mulholland. Oras, se Hollywood é comandada pela "Gay Mafia", porque em Sundance não poderia haver uma "Lesbo Triad"?


Os prognósticos desta produção que vem pra representar mais uma "quebrada de perna" nos atuais padrões de sucesso são bons, mas esbarra em alguns problemas. É "Alternativo" demais. Traz piadas que só quem assistiu um filme como "Pi" pode chegar a entender que o "Genio Careca" é uma referencia àquele filme, assim como as cenas de Cidade dos Sonhos que francamente, oito em cada dez pessoas não faz a mínima idéia do que acontece naquele filme. Corre-se o sério risco de ser uma piada de nerd para nerd. "he he heeee.... ele falou sobre o impulso GAMA, quando era para falar impulso SIGMA... he he heeeee.."

Mas vale o risco. Pelo menos para a turminha intelectual, vale o risco.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home